07 agosto, 2014

Aterragem na cidade do Porto Portugal

Aterragem Porto


Ignoro se o veículo é de pilha de combustível e  motor elétrico ou de combustão direta do hidrogénio em motor de explosão.
O que interessa, porém, é que o hidrogénio é obtido, julgo que por eletrólise, a partir de energia eólica no local.
Fica assim demonstrado que é mentira o que alguns técnicos dizem, que há excesso de capacidade  instalada de produção eólica em Portugal.
É verdade que sim, o negócio da produção de energia elétrica a partir de gas natural e de abastecimento de automóveis por gasolina e gasóleo seria prejudicado, e lá se iriam as maravilhosas vantagens da liberalização dos mercados de energia.
Mas basta pensar que cerca de 40% da energia primária é consumida em transportes para se ver que haveria sempre consumidores disponíveis, nem que fosse o transporte ferroviário noturno de mercadorias. E mesmo que não houvesse, a exportação de energia elétrica é outra solução, eventualmente recorrendo a linhas de alta tensão de tensão contínua (terão discutido isto na última cimeira ibérica, ou não farão ideia?). Dificuldade de financiamento? Para que serve o QREN, agora horizonte 2020? Além de que Energia tem sempre retorno para garantir o empréstimo.
Devia haver um juramento para os técnicos de engenharia semelhante ao juramento de Hipócrates: colocar a saúde energética da comunidade acima de tudo.
O posto de abastecimento da fotografia é fornecido pela HydraFLX, de Austin, Texas, fornecedora do Departamento da Defesa (DoD) dos USA:
http://www.hydraflx.com/index.html

Segundo o site da empresa, o hidrogénio é competitivo a partir de 87 dólares/barril de petróleo.
Interessante, se o governo português propusesse uma parceria com o referido DoD, agora que se fala tanto no pós-troika.

PS - Confirmado, os veículos são de pilha de combustível e o hidrogénio é obtido por eletrólise. É uma pena ficarmos para trás, depois do sucesso que foi a experiencia com autocarros elétricos de pilha de combustível no Porto:
http://www.fleetsandfuels.com/fuels/hydrogen/2012/02/gm-fuel-cell-cars-for-the-u-s-military/

Mundo Cão - "Ordena Que Te Ame"
  1. Observador ‎- há 10 horas
    Com a bolsa portuguesa a registar perdas, o ministro da Economia diz que tal situação "espelha a grande desilusão com a situação do BES e ...

CMVM faz três comunicados sobre o BCP em 90 minutos


Primeiro disseram, depois desdisseram e agora voltaram a dizer: há mesmo uma proibição temporária de vendas a descoberto das acções representativas do Banco Comercial Português (BCP).
Em cerca de 90 minutos, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu três informações contraditórias sobre o BCP.
Às 19h26, o regulador dava conta da suspensão das acções do banco.

Às 19h36, a assessoria da CMVM dava conta que a informação anterior tinha sido "um lapso".

No entanto, às 20h57, num terceiro comunicado (disponível "online"), o regulador voltou a confirmar a primeira informação.

"A diminuição do preço das acções [do BCP], em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de 15,07%, com 786 milhões de títulos transaccionados no montante de 74,2 milhões de euros", indica o comunicado.
"A flutuação do preço das acções em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo", acrescenta.
A decisão tem efeitos a partir das 00h00 de quinta-feira até às 23h59 do mesmo dia.
Este ziguezague surge no dia em que os títulos do BCP fecharam o dia a perder 15,07%. Uma acção do banco vale agora oito cêntimos.




Crise no BES leva clientes a depositar 200 milhões na CGD num só dia


Foi nesta segunda-feira, 4 de Agosto, que muito portugueses, na maioria antigos clientes do Banco Espírito Santo (BES), se dirigiram aos balcões do Caixa para guardar as suas poupanças. O PÚBLICO sabe que o nível de depósitos da Caixa foi registando um volume crescente ao longo do mês de Julho, à medida que ia aumentando a instabilidade à volta do banco e do grupo Espírito Santo. O pico aconteceu esta segunda-feira, num dia em que 200 milhões de euros de clientes particulares foram depositados na instituição liderada por José de Matos.
A Caixa, que é um banco do Estado, é vista por muitos portugueses como um banco de refúgio em alturas de turbulências no sector financeiro. Além disso, no final do mês passado, a CGD surpreendeu ao apresentar lucros no semestre - numa altura em que todos os grandes do sector (à excepção do Santander Totta) registaram prejuízos – e um rácio de solidez (common equity Tier 1) de 10,7%, acima dos 7% exigidos pelas autoridades europeias.
A transferência de dinheiro para a Caixa aconteceu apesar de a segurança dos depósitos no BES nunca ter sido posta em causa e de o Fundo de Garantia dos Depósitos continuar a garantir um máximo de 100 mil euros a cada depositante, mesmo num cenário extremo de insolvência. Muito do dinheiro transferido para a Caixa terá resultado do resgate de produtos financeiros junto aos balcões do antigo BES.
Depois da subida em Julho, e do pico de segunda-feira, o nível de depósitos na Caixa voltou a registar uma pequena correcção na terça-feira, uma tendência já natural do mês de Agosto, altura em que muitos emigrantes regressam ao país e levantam parte das suas poupanças e remessas.
Os 200 milhões de euros que entraram na Caixa esta segunda-feira referem-se apenas a depósitos de particulares e não de empresas. No entanto é público de que há pelo menos uma empresa, a Portugal Telecom, que também levantou 128 milhões depositados no BES depois de 30 de Junho, embora neste caso não se saiba para onde foi transferido o dinheiro. Quando apresentou as contas no passado dia 30 de Junho, o BES também já tinha dado conta que os depósitos apresentaram uma redução de 310 milhões ao longo do segundo trimestre.
Apesar dos insistentes apelos e das garantias dadas pelo Banco de Portugal aos depositantes, a possibilidade de haver uma quebra de depósitos no BES já tinha sido alertada pelo agência de rating canadiana DBRS que na sexta-feira cortou a notação financeira da instituição, um dos factores que, a par da derrocada das acções e do buraco descoberto no banco, levou o Banco de Portugal a optar por uma medida de resolução para salvar o antigo BES.
Ainda durante o fim-de-semana semana Carlos Costa anunciou um plano que dividiu o antigo BES em dois: um “banco bom” que passou a agregar os activos de melhor qualidade, e um “banco mau” para onde foram transferidos os activos e passivos mais problemáticos do BES. O “banco mau” passou a ser propriedade dos antigos accionistas da instituição financeira que perderam quase tudo o que investiram no banco. Os depositantes foram transferidos para o “banco bom”, que agora chama-se Novo Banco. Este banco passou a ser património do Fundo de Resolução, que reúne as maiores instituições financeiras e bancos do país. E foi para o Novo Banco que foram transferidos os clientes e depositante do antigo BES.
No âmbito deste plano o Estado comprometeu-se a emprestar 4400 milhões de euros ao Fundo de Resolução que, por sua vez contribuirá com 500 milhões, para injectar 4900 milhões de capitais no Novo Banco e assim garantir a solidez da instituição. Entretanto, os banqueiros já vieram propor ao regulador que a contribuição do Estado baixasse para 3900 milhões, sendo que os bancos financiariam o fundo de resolução com 635 milhões, que se juntam aos 367 milhões que já existem no fundo. A banca e o Estado serão ressarcidos com o produto da venda do Novo Banco.

2. trecho
Aterragem Faro


Aterragem em Faro (espaço aéreo)
O oceano Atlântico no seu azul que vai esbranquiçando em direção á costa.
A praia de Faro hoje é uma península ligada á terra pela parte ocidental. Mas um dia já foi uma ilha, basta olhar para oriente. A duna engrossa na sua cor amarelada. Depois o dourado da areia é interrompido por um curso de agua. Uma extensa lagoa marinha enche a nossa vista duma beleza esplendorosa. Outras ilhas como a do Farol se seguem definindo a linha da costa que forma o Golfo de Cádiz, até a entrada dor mar Mediterrâneo.
A ria Formosa uma imensidão de canais e lagos que serpenteiam por entre as varias colinas, formam uma segunda linha de costa. Com a sua cor umas vezes mais verde, outras mais azul, os lagos e canais estão cheios de vida. Entre a algazarra das aves e a azafama dos cardumes que cruzam as aguas, uma imensidão de moluscos vive no fundo lamacento. Plantas aparecem e desaparecem, submersas com a subida e descida das mares.
A maré esta cheia o que torna a visão de aterragem ainda, mais cheia de brio. O aproximar parece levar-nos a fazer um amaragem na agua calma da imensa lagoa que contrasta com o mexido ondular das ondas na praia da Ilha de Faro.
No sopé da colina mais próxima o aeroporto. Ladeado na cabeceira ocidental por uma mata de pinheiros que junto as aguas albergam, comunidades de patos, flamingos, corvos marinhos e lontras. As formas retangulares dos poços das salinas onde vivem vão diminuindo, no seu ficar para trás.
Num virar á direita atravessamos o espaço aéreo do aeroporto em direção á gare de telhado ondulado. Alguns aviões parados estão a ser preparados por pessoas que minuciosamente manobram veículos de abastecimento. Aproximamo-nos da torre de controle o suficiente para lá dentro vermos o controlador de trafego fazer-nos o gesto com as duas mãos esticadas, para a sua esquerda, sempre em frente.
Para nós, direita, contornamos o edifício gare do aeroporto pela esquerda. Aproximamo-nos da entrada, sobre o olhar atento das muitas pessoas que olham para cima.
O parque de estacionamento de veículos ainda não tem condições para nos receber. Postes e cabos de iluminação dificultam a progressão. Falta tudo, sinalizadores de controle de estacionamento. Marcas visuais luminosas e refletoras de posição. Abastecimento inexistente.
As pessoas ocorrem para nos ver, se possível tirar uma foto.
Autocarros de Hidrogénio, nem vê-los.
O projeto de autocarros a Hidrogénio para a cidade do Faro a alguns anos atrás foi cancelado. Motivo falta de um fornecedor de Hidrogénio. A oferta de autocarro a Hidrogénio para a cidade do Porto teve um motivo idêntico.
- Desculpas apenas e má vontade. Quem fornece os autocarros também fornece todo o equipamento para obter o hidrogénio.
- O projeto de geotérmica no centro do pais, foi abandonado, cortaram o financiamento.
- Geotérmica por aqui nunca ninguém viu, só existe lá longe nos Açores.
- O desinvestimento é nítido, as infraestruturas são do tempo da energia barata. Estão mal conservadas. A presença de instituições do estado é inexistente.
- Mas isto sempre foi assim?
- Sim! Ouve um tempo em que isto foi diferente, apenas porque foram obrigados pelos ingleses e americanos, no apertar da segurança contra o terrorismo.
- Vamos então a esse tempo perceber porque esse tempo foi tão escasso e curto.
Nono ano do 1. Ciclo Solar, segundo governo de Socrático.
Após a segunda vitoria, desta vez minoritária o segundo governo de Socrático tinha queda anunciada.
Estava aberta a teoria da conspiração.
Mas quem realmente empurrou o pais gráfico abaixo?
 Vivíamos um tempo em que ainda era possível investir.  O governo de então, canalizou todos os recursos financeiros disponíveis, para despolir o pais e atingir a meta ecológica definida no protocolo de Quioto.
 Investiu-se na educação, formação de técnicos conhecedores das novas tecnologias.
 Disponibilizou-se recursos financeiros através de subsídios ás energias renováveis. 
 Passou-se para a substituição da frota automóvel e transição progressiva para os veículoseletricos. Foi aqui e só aqui começou o inicio dos problemas.
 Analisemos a situação especifica dos veículos do estado que rondavam os 130.000. Lembremos que a despesa de combustível aumentou vertiginosamente. A causa: o barril do petróleo ultrapassara a barreira dos 80 dólares e fixara-se na casa dos 100 dólares ao barril.
 O governo Socrático, pediu um estudo a uma empresa sobre a possibilidade de redução e restruturação da frota de veículos do estado português. 
 O estudo ao qual eu tive acesso, propunha uma redução aproximada de um terço da frota.
 Não vou pormenorizar como seria feita a restruturação da frota. O que me interessa é saber que um terço aproximadamente 40.000 veículos consomem um valor médio diário de 50 euros, cada. 50 a multiplicar por 40.000 dá a módica quantia de 2.000.000 euros diários. Dito assim nem parece alarmante, mas se multiplicado por um ano, 365 dias. 730.000.000 euros é muito dinheiro.
 Dava para construir uma pequena central geotermica.

 Um montante global de investimento de cerca de 20 milhões de dolares, foi o valor gasto na central geotermica do Pico Vermelho da ilha Terceira.
Apresenta-se com uma Sistema single flash dotado de turbina de contra-pressão e com uma capacidade de produção de 1 x 5 MW capaz de apresentar um caudal de vapor que se eleva a cerca de 56 toneladas hora e uma pressão de admissão de 6 bar.


 O cartão de credito publico 
A primeira decisão foi reduzir o consumo. Funcionários havia que usavam cartões de credito pagos pelo estado para abastecer tanto veículos do estado, como a sua própria viatura.
As ferias tinham sido maravilhosas, finalmente conseguira levar a família toda numas ferias inesquecíveis. Saiam agora do aeroporto do autocarro que os recolhia do avião e os deixava na gare. Recolhiam as malas que já deslizavam no tapete rolante. Ela tinha ido ao ATM, caixa multibanco levantar dinheiro, precisava urgente beber uma agua.
Mas os gastos tinham deixado a conta pessoal a zeros.
Chegados ao posto de abastecimento resolveu recorrer a um velho truque que usaram muitas vezes. Usar o cartão de credito fornecido pelo estado para abastecimento do veiculo de serviço.
- Desculpe minha senhora o cartão não funciona.
Esta foi a resposta do funcionário.
Sem dinheiro, sem combustível, com a família á espera, no regresso ao trabalho alguém iria ter que se explicar.

- Era possível outra decisão?
- Sim era!
- Bastaria cortar as despesas, onde deveria ser cortado.
- O corte dum terço da frota do estado, que situa-se á volta dos 30 mil veículos, pouparia milhões.
Aqui entram os poderes políticos dos estados.
O atual governo português deu um passo atras no desenvolvimento dessa tecnologia.
Não foram os mercados, a trioka, ou o FMI que tomaram esta decisão, foi o governo com a sua política desastrosa de corte aos financiamento.
Quem procura energia procura a forma fácil de obte-la.
Se o hidrogénio é difícil de obter na sua forma pura, tentemos então uma maneira de obte-lo o mais barata possível. Com custos baixos capaz de competir com outras formas de energia.
A forma mais fácil, em termos de processo químico, para obter hidrogénio puro é através da eletroliseda agua. Isto implica ter que ter a eletricidade como fonte primaria de energia.
A eletricidade implica implica um infraestrutura gigantesca, desde a construção de centraishidroelétrica, turbinas eólicas ou de corrente, em locais íngremes e inóspitos. Tudo isto torna os custos da eletricidade elevados.
Um outro fator que é relevante no custo desta energia é o transporte desta para as nossas cidades.
Devido ao caracter desta energia, as suas limitações físicas não permitem um fácil transporte desta.
Usamos longas, frágeis e dispendiosas redes de cobre, um metal difícil de extrair do subsolo.
Entramos assim na disputa dos mercados e na sua influência no preço final ao consumidor.
Se a tudo isto juntarmos os custos da produção de hidrogénio, então o melhor é procurarmos soluções menos dispendiosas.
É precisamente sobre isso que eu escrevo, falo e tento desenvolver.
Hoje temos alternativas que fazem o custo de produção da energia eletrica baixar, mas para isso precisamos de novas infraestruturas.

LINCE

Claro que ela apareceu, sempre foi ela.
Londres aquela cidade ao entardecer.
A ultima vez que lá estive passei a ponte e a musica a tocar.
O monumento aos heróis da segunda guerra, lá estava um português o Vega.
A energia tem que ser mais fácil de obter.
A migração em busca de energia fácil.
Olhei o seu aspeto e tive a perceção que já mais a esqueceria.
agosto olho a praia de Faro e lembro seu corpo, 90% boa e o restante brilha rápido como chama de hidrogénio.
Olhar feroz e atraente destaca-se das outras.
Aplico-me a fundo na conquista daquelas colinas brasileiras.
Estabeleço-me no seu calor conquisto-a.
Todas boas mas nenhuma melhor que esta.
Morena boa muito inflamável explosiva.
No ar deixa perfume de valores comparáveis a uma flor.
O meu movimento é abraça-lá rapidamente.
Ela sobe no meu corpo e arde rapidamente como hidrogénio em lugar de se espalhar.
A baixa densidade faz os balões erguerem para mim, sobre mim, na melhor historia sobre o prazer daquela mulher. 
A nossa historia pode ser hoje contada graças a persistência. 



midnightduke


Sagres - A senhora da Graça

 São Paulo fieis devotos á fé da Nossa Senhora da Graça enchem a rua frente á reconstruida Igreja de nossa Senhora da Graça. Reconstruida segundo o traço original
 O "Sky Car" paira sobre a multidão, mas não pousa, não houve nenhum pedido de SOS, emergencia, tentativa de roubo ou vandalização.
 Moveu-o a curiosidade, apenas isso curiosidade do culto á senhora. Lembrança do que leu sobre Valaila o lugar sagrado de Asgard para onde os herois.
 Procura no computador o significado daquela fé.
 "Grace" palavra do inglês que tem como tradução a palavra <graça>.
 Graça gesto feito com as mãos em jeito de benevolência, favor, mercê, perdão, comutação de pena, feição agradável, agrado do rosto.
 Algumas pessoas da multidão param e olham para cima, não é normal um "Sky Car" militar aparecer sem ser chamado o que os deixa apreensivos.
 Pega nos comandos da maquina e vai-se embora para segue o seu caminho.
 De volta á terra firme e com os pés bem assentes continua a ler o que encontrou escrito pelo seu narrador, sobre o promentorio algarvio.

 Este rochedo chama-se Sagres o outro ao fundo S. Vicente e esta igreja é de N. Sra. da Graça onde se abrigam todos os visitantes que fogem da chuva. O lugar mais bem cuidado de toda a fortaleza de Sagres, já não guarda a riqueza de outros tempo. Um casal sai apressadamente da pequena igreja. Ele dá as ultimas chupadas no cigarro tentando aproveita-lo ao máximo. Na saída quase cai no degrau devido aos óculos de sol que tem sobre os olhos. Num dia de tempestade como este onde a visão da luz do entardecer, já torna difícil de ver algo.
Ela tenta ajeitar as largas calças fundo de saca enquanto a passo sai da sagrada casa. De sagrado passou a mictório ou casa onde se mija. O cheiro nauseabundo da urina esta por todo o lado e não apetece ficar ali, onde são visíveis sinais que ate no altar se mija. Foi ressente a mijada pois ainda escorre junto á esquina da parede.
- Que nojo.
- Só pode ter sido aquela mulher. Ai no local onde está.
- Foi aquele casal que saiu, só pode.
- Ele tem ar de fumador de droga, ainda se sente o cheiro intenso a droga.
Uma luz de relâmpago, contraria a tendência do ambiente para a escuridão, iluminando toda a fortaleza de Sagres. Segue-se o ribombar do som forte e estridente do trovão.
Não estamos aqui para contar o romance das maleitas do povo ou do mundo. Se eles vão descer a arriba de carro com esta tempestade a loucura é deles. Quem virá amanha em noticia de jornal são eles.
Nós continuamos a nossa luta contra o abandono a que foi votado este histórico e glorioso edifício fortaleza. A nossa luta continuara para que seja reconhecido o esforço e o amor da classe que o construiu.
O tempo passa, as ruínas caiem umas sobre as outras, as camadas arqueológicas sobrepõem-se. Esta será sempre a camada reclamada pela guerra e pelos guerreiros do mar. 
 Ao fundo a sul a luz do farol do cabo de S. Vicente acende-se para iluminar a nau Argos, agora dividida em varias constelações, Carina, Pupis e Vela. No seu rodar constante vai avisando os barcos para se afastarem, se não este imponente rochedo desfá-los em pedaços. 
 Para melhor compreender esta luz vamos ouvir uma musica de Heavy Metal muito especial.
 Finisterra dos Moonspell que comece. "A light at the end of the Earth."


CARRO VOADOR (SKY CAR) HYDROGEN ENERGY






Indice
Meu nome é Duke. Isto é o Sky Car. Esta são Cidades do Hidrogenio e da Geotermica O trabalho apresentado neste blog, é um estudo de nichos sociais existentes em muitas das cidades visitadas. Muitos dados estão incorrectos, precisam de confirmação científica. Outros dados seguiram rigorosos critérios de investigação por muitos dos autores, a quem agradeço pelo seu trabalho. Peço desculpa por qualquer erro, baseado nas traduções do que eu escrevo aqui. Pois o meu conhecimento linguitico sobre tais linguas provem do tradutor do Google. As marcas apresentadas aqui tem todos os direitos sobre invenções ou trabalhos científicos citados. A cópia ou reprodução é punível nos termos da lei do país em que o crime de plágio é cometido. Obrigado ... Mid Night Duke ...

67 - Atterrissage á toulouse
66 - Aterragem em Nova Deli India
65 - Landing i Harstad
60 - lending reykjavik
56 - Посадка Москве "Странник" (русский)
53 - Aterragem São Paulo (português)
***
28 - A Longa Emergência
27 - James Howard Kunstler
26 - Carro Eletrico (português)
25- BMW H2R
24- Antares DLR-H2 (deutch)
23 - Кыргызстан - Геотермальная
22 - Romenia Geotermica Hidrogenio
20 - 香港 (china)
19-Extração Mineira (Chile)
18- Géothermique Martinica Guadalupe
17-(Coreia do Sul)
16-Vulcanismo (filipinas)
15-Termodinâmica (Malasia)
14-Moinhos de vento (Holanda)
13-Borracha (กรุงเทพฯ)
12-Yves Rossy, o Jetman
11- M400 Sky Car
10 - Nabta Playa
9 - Игры Pit
8 - Passarola de Gusmão
7 - Boeing a Hidrogênio
6 - Wasserstoff-Ballon ZEPPELIN
5 - Mad Max Adelaide City
4 - Evolução Homo Floresiensis Sapiens
3 - Geotermica
2 - Hidrogenio
1 - Estatisticas





















The work presented in this blog, is a study in niches in the existing society in many of the cities visited.
Many data are incorrect and need scientific confirmation.
Others followed strict criteria of research by many authors, whom I thank for his work.
Any error based on reading what I write here is not my responsibility.
The trademarks presented here has all rights to inventions or scientific works mentioned. The copying or reproduction is punishable under the law of the country where the crime is committed plagiarism.
Thank you …
Mid Night Duke…

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Meu nome é Duke.
Isto é o Sky Car.
Esta são Cidades do Hidrogenio e da Geotermica...


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(PIEH) Parceria Internacional para a Economia do Hidrogênio
(IPHE) International Partneship for lhe Hidrogen Economy